Data: 07-08-2012
Criterio: B1ab(i,ii,iii)
Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko
Revisor: Tainan Messina
Analista(s) de Dados: CNCFlora
Analista(s) SIG:
Especialista(s):
Justificativa
Trimezia plicatifolia é uma espécie herbácea ocorrente nos estados de Minas Gerais e Goiás, em altitudes que variam de 1.100 a 1.200 m. Possui EOO de 530,15 km² e desenvolve-se em Campos Rupestres sobre solos arenosos. As ameaças registradas para a região da Serra do Cabral (MG), um dos locais de ocorrência da espécie, são os incêndios, atividades de mineração e garimpo, extração de produtos e subprodutos da flora, desmatamento para produção de carvão, invasão de espécies exóticas e turismo desordenado. O Parque Estadual da Serra Dourada (GO) é uma unidade de conservação recente, onde predominava atividades mineradoras, atualmente a área do Parque sofre com pressão da expansão agrícola (Lima, 2004); considera-se desta forma que espécie possua duas situações de ameaça. Devido a sua distribuição muito restrita, especificidade de habitat e ameaças ao seu ambiente de ocorrência, ??T. plicatifolia encontra-se Em Perigo (EN).
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Pseudotrimezia plicatifolia (Chukr) Lovo & A.Gil;
Família: Iridaceae
Sinônimos:
Descrita originalmente em Cad. Estud. Pesq., UNIP (São Paulo) 7: 6 2001.A espécie aproxima-se de Trimezia exillima Ravenna pois ambas possuem folhas plicadas, porém se diferencia por apresentar indivíduos menores e mais crassos e com escapo portando duas brácteas lanceoladas e imbricadas (Chukr; Giulietti, 2008).
A espécie ocorre em altitudes que variam de 1100 a 1200 m no estado de Minas Gerais (Chukr; Giulietti, 2008; Chukr, 2012) e apresenta registro para a serra Dourada, Goiás (Lovo, 220 SPF).
Espécie herbácea com sistema caulinar subterrâneo do tipo cormo, hermafrodita, com floração em outubro, ocorre em áreas de Campos Rupestres sobre solos arensos (Chukr; Giulietti, 2008).
1.7 Fire
Severidade
high
Detalhes
As ameaças registradas para a região da Serra do Cabral, área de ocorrência da espécie, são os incêndios, atividades de mineração e garimpo, extração de produtos e subprodutos da flora, extração de madeira para produção de carvão, expansão da fronteira agrícola, abertura de áreas de pastagens, invasão de espécies exóticas e turismo desordenado (Azevedo et al. 2009).
1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Deficiente de dados (DD). Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2
- CHUKR, N. Trimezia in in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <>. Acesso em: 10 Jul 2012.
- AZEVEDO, A.A.; GOULART, M.F.; SILVA, J.A.; VILHENA, C.F. (ORG.). Mosaico de Unidades de Conservação do Espinhaço: Alto Jequitinhonha ? Serra do Cabral. Processo de criação e implantação., Diamantina, MG, p.55, 2009.
- CHUKR, N.S.; GIULIETTI, A.M. Revisão de Trimezia Salisb. ex Herb. (Iridaceae) para o Brasil. Sitientibus Séries Ciência Biológica, v. 08, n. 01, p. 15-58, 2008.
- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.
CNCFlora. Trimezia plicatifolia in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Trimezia plicatifolia
>. Acesso em .
Última edição por CNCFlora em 07/08/2012 - 13:32:12